Legislação atual relacionada com várias áreas da Educação.

“Administrar é usar recursos escassos e torná-los suficientes para atingir um objetivo.” (Eliane de Oliveira)

O conselho administrativo é o órgão deliberativo em matéria administrativo-financeira do agrupamento de escolas, nos termos da legislação em vigor (artº. 36º do Decreto-Leri nº 75/2008, de 22 de abril).

   "A liderança é a arte de conseguir que um outro faça alguma coisa que você quer feita .....( porque ele quer fazê-la)". (Dwight D. Eisenhower)

O diretor é o órgão de administração e gestão do agrupamento de escolas (…) nas áreas pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial (art.º 18º do Decreto-Lei nº 75/2008). 

"Todos são peças importantes do trabalho em equipa, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução." Salvador Faria "Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução"(Salvador Faria)

O conselho pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do Agrupamento, nomeadamente nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento de alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente. (art.º 31º do Decreto-Lei  n.º 75/2008 de 22 de abril)

O segredo de um grande sucesso esta no trabalho de uma grande equipe. Murillo Cintra de Oliveira Margarida  "O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe".(Murillo Cintra de Oliveira Margarida)

O conselho geral é o orgão de direção estratégica responsável pela definição das linha orientadoras da atividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa.  (art.º 11º do Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de abril)