
Documentos relativos ao Plano de Melhoria - Estud...ando - Português
- Professor: Cláudia Pereira
- Professor: Dora Araújo
- Professor: Helena Neves
- Professor: Carmo Rothes
- Professor: Dora Araújo
- Professor: Helena Neves
- Professor: Carmo Rothes

"A resolução de problemas envolve (...) a leitura e interpretação de enunciados, a mobilização de conhecimentos de factos, conceitos e relações, a seleção e aplicação adequada de regras e procedimentos (...), a revisão sempre que necessária, da estratégia preconizada e interpretação dos resultados finais.
Assim, a resolução de problemas não deve confundir-se com atividades vagas de exploração e de descoberta (...) embora os alunos possam começar por apresentar estratégias de resolução mais informais (...) esquemas, diagramas, tabelas ou outras representações, devem ser incentivados a recorrer progressivamente a métodos mais sistemáticos e formalizados.
in "Programa e Metas Curriculares de Matemática - Ensino Básico - 2013"
- Intervenientes: Dora Araújo
- Intervenientes: Alexandra Carvalho
- Intervenientes: Isabel Lencastre
- Intervenientes: Helena Neves
- Intervenientes: Carmo Rothes
- Intervenientes: Catarina Silva
Fomentar, de forma sistemática e generalizada, a utilização de metodologias ativas e experimentais no ensino das ciências no pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo.
- Professor: Susana Arouca
- Professor: Carla Baptista
- Professor: Emília Bento
- Professor: Eugénia Costa
- Professor: Isabel Lencastre
- Professor: Maria Luis
- Professor: Antonio Oliveira
- Professor: Filipa Osorio
- Professor: Ceu Pinto
- Professor: Clara Silva
- Professor: Elisa Soares
Ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental.
Desconhecido
- Professor: Margarida Gomes
- Professor: Manuela Martins
- Professor: Cláudia Pereira

Tardif (2008) reivindica o desenvolvimento de competências tais como: o professor ser uma pessoa detentora de uma cultura geral importante que consiga despertar o interesse dos alunos pelo mundo cultural; ser capaz de conceber dispositivos de ensino, testá-los, avaliá-los e regulá-los; que permita manter uma relação crítica e autónoma com o saber científico passado e futuro, apto a planear, gerir e avaliar situações de aprendizagem, conseguindo manter "um olhar reflexivo sobre a sua prática e organizar a sua formação contínua".
- Professor: Isaura Araújo
- Professor: Isabel Arrais
- Professor: José Barroso
- Professor: Susana Botelho
- Professor: Ana Costa Moreira
- Professor: Clara Cunha
- Professor: Madalena Jorge
- Professor: Maria Luis
- Professor: Ana Mendes
- Professor: Ceu Pinto
- Professor: Carmo Rothes
- Professor: Catarina Silva
- Professor: Clara Silva