Documentos relativos ao Plano de Melhoria - Estud...ando - Português

"A resolução de problemas envolve (...) a leitura e interpretação de enunciados, a mobilização de conhecimentos de factos, conceitos e relações, a seleção e aplicação adequada de regras e procedimentos (...), a revisão sempre que necessária, da estratégia preconizada e interpretação dos resultados finais.

Assim, a resolução de problemas não deve confundir-se com atividades vagas de exploração e de descoberta (...) embora os alunos possam começar por apresentar estratégias de resolução mais informais (...) esquemas, diagramas, tabelas ou outras representações, devem ser incentivados a recorrer progressivamente a métodos mais sistemáticos e formalizados.




      in "Programa e Metas Curriculares de Matemática - Ensino Básico - 2013"

Fomentar, de forma sistemática e generalizada, a utilização de metodologias ativas e experimentais no ensino das ciências no pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo.





Ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental.

Desconhecido

Tardif (2008) reivindica o desenvolvimento de competências tais como: o professor ser uma pessoa detentora de uma cultura geral importante que consiga despertar o interesse dos alunos pelo mundo cultural; ser capaz de conceber dispositivos de ensino, testá-los, avaliá-los e regulá-los; que permita manter uma relação crítica e autónoma com o saber científico passado e futuro, apto a planear, gerir e avaliar situações de aprendizagem, conseguindo manter "um olhar reflexivo sobre a sua prática e organizar a sua formação contínua".