
Documentos relativos ao Plano de Melhoria - Estud...ando - Português
- Teacher: Cláudia Pereira
- Teacher: Dora Araújo
- Teacher: Helena Neves
- Teacher: Carmo Rothes
- Teacher: Dora Araújo
- Teacher: Helena Neves
- Teacher: Carmo Rothes

"A resolução de problemas envolve (...) a leitura e interpretação de enunciados, a mobilização de conhecimentos de factos, conceitos e relações, a seleção e aplicação adequada de regras e procedimentos (...), a revisão sempre que necessária, da estratégia preconizada e interpretação dos resultados finais.
Assim, a resolução de problemas não deve confundir-se com atividades vagas de exploração e de descoberta (...) embora os alunos possam começar por apresentar estratégias de resolução mais informais (...) esquemas, diagramas, tabelas ou outras representações, devem ser incentivados a recorrer progressivamente a métodos mais sistemáticos e formalizados.
in "Programa e Metas Curriculares de Matemática - Ensino Básico - 2013"
- Intervenientes: Dora Araújo
- Intervenientes: Alexandra Carvalho
- Intervenientes: Isabel Lencastre
- Intervenientes: Helena Neves
- Intervenientes: Carmo Rothes
- Intervenientes: Catarina Silva
Fomentar, de forma sistemática e generalizada, a utilização de metodologias ativas e experimentais no ensino das ciências no pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo.
- Teacher: Susana Arouca
- Teacher: Carla Baptista
- Teacher: Emília Bento
- Teacher: Eugénia Costa
- Teacher: Isabel Lencastre
- Teacher: Maria Luis
- Teacher: Antonio Oliveira
- Teacher: Filipa Osorio
- Teacher: Ceu Pinto
- Teacher: Clara Silva
- Teacher: Elisa Soares
Ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental.
Desconhecido
- Teacher: Margarida Gomes
- Teacher: Manuela Martins
- Teacher: Cláudia Pereira

Tardif (2008) reivindica o desenvolvimento de competências tais como: o professor ser uma pessoa detentora de uma cultura geral importante que consiga despertar o interesse dos alunos pelo mundo cultural; ser capaz de conceber dispositivos de ensino, testá-los, avaliá-los e regulá-los; que permita manter uma relação crítica e autónoma com o saber científico passado e futuro, apto a planear, gerir e avaliar situações de aprendizagem, conseguindo manter "um olhar reflexivo sobre a sua prática e organizar a sua formação contínua".
- Teacher: Isaura Araújo
- Teacher: Isabel Arrais
- Teacher: José Barroso
- Teacher: Susana Botelho
- Teacher: Ana Costa Moreira
- Teacher: Clara Cunha
- Teacher: Madalena Jorge
- Teacher: Maria Luis
- Teacher: Ana Mendes
- Teacher: Ceu Pinto
- Teacher: Carmo Rothes
- Teacher: Catarina Silva
- Teacher: Clara Silva