O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO, NÃO EXISTEM RECEITAS MÁGICAS OU INFALÍVEIS, O FUNDAMENTAL PARECE RESIDIR NA ATITUDE …

 


"A prática faz a perfeição"

ditado popular

"A resolução de problemas envolve (...) a leitura e interpretação de enunciados, a mobilização de conhecimentos de factos, conceitos e relações, a seleção e aplicação adequada de regras e procedimentos (...), a revisão sempre que necessária, da estratégia preconizada e interpretação dos resultados finais.

Assim, a resolução de problemas não deve confundir-se com atividades vagas de exploração e de descoberta (...) embora os alunos possam começar por apresentar estratégias de resolução mais informais (...) esquemas, diagramas, tabelas ou outras representações, devem ser incentivados a recorrer progressivamente a métodos mais sistemáticos e formalizados.


      in "Programa e Metas Curriculares de Matemática - Ensino Básico - 2013"


A "Assessoria" aos 5º e 7º anos de escolaridade é uma diferenciação pedagógica interna, que visa um apoio educativo, sistemático e personalizado a alunos que apresentem dificuldades, manifestem empenho em as superar e evidenciem condições para tal.